terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ANO NOVO: Saiba quais lugares reúnem pessoas do mundo todo...


Em clima de contagem regressiva para o Réveillon, a Livraria da Folha separou um roteiro com as principais metrópoles do mundo para quem gosta de lugares agitados. Seja em Paris, Nova York, Londres, Rio de Janeiro ou até na Disney, pessoas de todas as partes do planeta se unem no dia 31 de dezembro para celebrar a virada.

Copacabana agrega gente de todas as classes sociais que disputam uma brecha na areia da praia. Quem procura calor, o Rio de Janeiro é a única cidade selecionada onde será verão.
Apesar do frio, Nova York, Londres e Paris oferecem diversas atrações aos turistas nessa época do ano, entre museus, compras e restaurantes. O Times Square, a Champs-Elysée e o Trafalgar Square, respectivamente, são os lugares que mais recebem pessoas a fim de comemorar.
Por fim, a Disney é o destino ideal para se divertir com a criançada. No noite do Ano Novo, tem queima de fogos especial no Epcot Center.

Saiba mais sobre os lugares tradicionais que servem de palco para a festa nos guias de viagem a seguir:

Rio de Janeiro

Cidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é simplesmente uma das cidades mais lindas e vibrantes do mundo, e a mais visitada por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil. Seu cenário sem igual, com montanhas impressionantes e praias centrais, a destaca de outras grandes cidades do Brasil. Além disso, seu exuberante Carnaval, o samba e a bossa nova formam uma mistura estonteante que é impossível ignorar.

Dezembro
Réveillon em Copacabana (31 de dezembro), Rio de Janeiro
Festa de Ano Novo na praia de Copacabana com apresentação de músicos populares e maravilhosa queima de fogos à meia-noite.

Copacabana
Uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana é o centro do comércio turístico do Rio. Na noite de Ano Novo ela se torna o centro festivo e espiritual do Rio: milhões de cariocas e visitantes vão a Copacabana comemorar e homenagear Iemanjá, a Rainha do Mar.
O nome Copacabana, ou "Copa Caguana" (Lugar Luminoso) em quíchua, uma língua que ainda é falada no Peru, foi dado pelos incas a um lugar encantador à margem do lago Titicaca, onde construíram um templo. No século 17, o capitão de um galeão espanhol erigiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, que o ajudou durante um naufrágio.
Construído em 1914 no promontório da capela para defender o Rio de ataques, o Forte de Copacabana oferece uma vista de toda a extensão de Copacabana.
A principal atração do bairro é a praia, que, junto com o Leme, forma um conjunto magnífico de 5 quilômetros, do hotel Le Méridien ao norte, na esquina da avenida Princesa Isabel, até o Forte de Copacabana e o hotel Sofitel Rio, ao sul. Desde 1892, a praia era o principal caminho usado por quem queria ir da cidade para Copacabana. Nesse mesmo ano, foi construído um túnel entre Botafogo e Copacabana, seguido pela construção de outro, em 1904, que permitiu aos bondes chegarem à praia. O verdadeiro marco, no entanto, foi a criação do neoclássico hotel Copacabana Palace, parte da trama da vida carioca desde sua inauguração, em 1923. Ele hospedou tanto a realeza autêntica quanto a do mundo do entretenimento, inclusive a rainha Elizabeth II e Marlene Dietrich. Ainda hoje atrai celebridades.
Os quiosques e bares na praia, na avenida Atlântica -que percorre toda a extensão da praia-são muito populares. Copacabana é dividida em faixas conhecidas como postos. Os postos 5 e 6 atraem moradores mais velhos e jovens das favelas. Podem-se comprar peixes recém-pescados no Posto 7 -o último ao sul--, conhecido como o posto dos pescadores.
O Guia Visual Brasil ainda apresenta roteiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo; Minas Gerais; Cidade de São Paulo; estado de São Paulo; Bahia; Sergipe, Alagoas e Pernambuco; Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará; Piauí e Maranhão; Pará e Amapá; Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia; Brasília, Goiás e Tocantins; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Santa Catarina e Paraná; e Rio Grande do Sul.

Paris

O poder de atração de Paris fica mais forte na primavera -a estação das castanheiras em flor e das mesinhas sob as árvores. Em junho, Paris começa pouco a pouco a ser dos turistas. A cidade para durante o Aberto de Tênis da França e as corridas animam o verão. Em seguida vem a parada do 14 de julho, do Dia da Bastilha, em Champs-Elysées, mais para o fim do mês, costuma terminar a Tour de France. Os parisienses abandonam a cidade para os visitantes até La rentrée, a volta às aulas e ao trabalho, em setembro. Outubro é mês dos Paris Jazz Festival e depois está na hora de as lojas se prepararem para o Natal.

Dezembro
Iluminação natalina (até janeiro)

Nos Grands Boulevards, Opéra, Avenues Montaigne, Champ-Elysées e Rue de Faubourg St-Honoré.
Crèche (início de dezembro - início de janeiro)
Sob um toldo na Place d'Hôtel de Ville, Marais. Presépio com personagens em tamanho real, cada ano de um país diferente.

Champs-Elysées
Duas grandes vias dominam esta área: a Avenue des Champs-Elysées e a Rue St-Honoré. A primeira é a avenida mais famosa de Paris. Sua largura é incrível. As calçadas são amplas e seus cafés, cinemas e lojas atraem multidões, que lá vão para comer e fazer compras, mas também para ver e ser vistos. Rond Point des Champs-Elysées é o belo local onde ela termina, com castanheiras frondosas e calçadas enfeitadas de canteiros de flores coloridas. Hotéis cinco estrelas, restaurantes excelentes e butiques exclusivas ocupam as ruas e avenidas das proximidades. Na Rue St-Honoré fica o imponente e bem guardado Palácio de Eliseu, suntuosas mansões de altos executivos e muitas embaixadas e consulados estrangeiros.

Nova York

A primavera em Nova York cobre a Park Avenue de flores e a 5th Avenue se tinge de verde no St Patrick's Day, a primeira das várias grandes paradas do ano. O verão é quente e úmido, mas vale a pena trocar o ar-condicionado por um passeio nos parques e praças, onde se realizam espetáculos gratuitos de música e teatro. A primeira segunda-feira de setembro é o Labor Day e com ela chegam as temperaturas amenas e os tons laranja-avermelhados do outono. Depois, com a proximidade do Natal, as lojas e ruas começam a brilhar com cenas magníficas expostas nas vitrines.

Dezembro
Hanukkah Menorah (Meados - fim de dezembro)
Grand Army Plaza, Brooklin. Iluminação do enorme menorah (candelabro) todas as noites, durante os oito dias do Festival das Luzes.

Réveillon
Fogos de artifício no Central Park; festa em Times Square; corrida de oito quilômetros no Central Park; poemas da St. Mark's Church.

Times Square
Os anos 1990 presenciaram a recuperação da Times Square, revertendo a decadência que começara na Depressão. Agora a praça é frequentada por turistas e fãs do teatro, e a tradição da Broadway convive com as inovações dos tempos modernos.
O "New York Times" não ocupa mais seu quarteirão original, no canto sul da praça. Mais ainda acontecem as comemorações de Ano Novo -a bola de cristal é baixada à meia-noite, há fanfarra e fogos de artifício- como tem sido desde a inauguração do prédio do jornal, em 1906.

Londres

Durante a primavera, o ar de Londres torna-se quase tangível, os dias são longos e as pessoas passeiam pelas ruas. O amarelo dos narcisos enfeita os parques e os esportistas menos disciplinados ficam ofegantes em suas primeiras corridas do ano, atrás dos corredores mais sérios que treinam para a Maratona de Londres. Com a chegada do verão, os parques atingem sua glória e em Kensington Gardens as babás conversam sob respeitáveis castanheiros. Com a chegada do outono, essas árvores transformam-se em labaredas de vermelho e ouro, e os londrinos preferem programas em museus, seguidos de um chá ou café. Festas e compras de Natal indicam o final do ano.



Dezembro
Natal e Ano Novo
25-26 de dezembro e 1º de janeiro são feriados. Não há trens no dia 25. Carol services (fins de tarde que antecedem o Natal), Trafalgar Square, St Paul's, Abadia de Westminster e em muitas outras igrejas. Turckey auction, Smithfield Market. Christmas Day swin Serpentine, Hyde Park. New Year's Eve celebrations, Trafalgar Square, St Paul's Church.



Janeiro
New Year's Day Parade, começa na Parliament Square.

Trafalgar Square
Principal ponto de comícios e reuniões públicas ao ar livre em Londres, esta praça foi idealizada por John Nash, e sua maior parte foi construída durante os anos de 1830. A coluna de 50m de altura, de 1842, é uma homenagem ao almirante lorde Nelson, o mais famoso personagem da Marinha britânica, morto na batalha de Trafalgar, contra Napoleão, em 1805. Antes que sua estátua fosse instalada, 14 pedreiros jantaram em topo plano. Os quatro leões de Edwin Landseer foram acrescentados em 1867. O lado norte da praça é ocupado pela National Gallery e seu anexo, o lado oeste pela Canadá House e o lado leste pela South Africa House. No lado sul, os Grand Buildings restaurados têm belas arcadas e foram construídos como o Grand Hotel (1880). Recentemente, vetou-se o tráfego de veículos na praça. As reformas incluíram uma escada mais larga descendo da National Gallery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário