terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Após tumultos, cúpula de Copenhague decide restringir acesso de ONGs...

A organização da cúpula sobre a mudança climática, que acontece em Copenhague (Dinamarca), informou neste sábado que, a partir de terça-feira (15), devido ao excesso de participantes, vai restringir o número de ativistas de ONGs (organizações não governamentais) que entram diariamente na conferência. "Por motivos de segurança, a capacidade do Bella Center está limitada a 15 mil pessoas. A secretaria esteve acompanhando o nível de acessos ao evento, que está se aproximando progressivamente do limite", destaca uma nota.
De acordo com os organizadores, a ONU registrou aproximadamente 30 mil pessoas para a cúpula, 14 mil das quais seriam de diferentes ONGs. Por conta disso, as restrições serão aplicadas a estas instituições e também a OIGs (organizações intergovernamentais).
Para entrar na conferência, a partir de terça-feira representantes de ONGs e OIGs terão de apresentar uma credencial com foto, entregue a todos os participantes, e um segundo cartão de identificação.
A organização destinará a cada ONG uma determinada cota de novas autorizações de acesso. Quando esse limite for alcançado, nenhum outro representante daquela entidade poderá entrar na cúpula.
A polícia da Dinamarca deteve ontem 67 pessoas durante diferentes protestos pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), na véspera de uma grande manifestação convocada para hoje na cidade. A maior parte dos detidos, de diferentes nacionalidades, foi detida por ter se negado a seguir as instruções dos agentes, informou a polícia.
As detenções aconteceram em um dia de protestos contra grandes companhias acusadas de contribuir com suas emissões com a poluição mundial. O evento foi batizado de "Don't Buy the Lie" ("Não Compre a Mentira", em tradução livre). Os ativistas percorreram o centro da capital dinamarquesa gritando palavras de ordem e colando cartazes contra diferentes empresas, mas a forte presença policial impediu que os protestos passassem para maiores conflitos.
Para a manifestação de hoje tanto polícia como organizadores (mais de 500 grupos ambientais, sindicatos e outras afiliações de 67 países) esperam a participação de ao menos 50 mil pessoas. O protesto sairá do Parlamento às 14h locais (11h, no horário de Brasília) e terminará em frente ao Bella Center, palco da COP-15, em cujo exterior serão pronunciados discursos e haverá apresentações musicais.
Folha On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário