terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Calçados prometem melhorar bumbum e pernas sem academia

É possível conseguir um melhor exercício para os músculos simplesmente trocando de sapato?
A gigante de calçados esportivos Reebok afirma que sim. Segundo sua provocadora campanha de marketing, o novo tênis de caminhada EasyTone deixa os músculos da perna e os glúteos mais torneados.
Os consumidores estão comprando a ideia --literalmente. Diretores da Reebok, que é uma unidade da Adidas, dizem que o EasyTone é o novo produto de maior sucesso da empresa dos últimos cinco anos.



Easytone, da Reebok, promete delinear nádegas e músculos das pernas sem malhação na academia

Outras empresas já lançaram calçados que prometem benefícios fisiológicos. A Masai Group International, da Suíça, vende o MBT, um tênis "de balanço" com uma sola curvada, que supostamente aliviaria dores nas costas e artrite. O Shape-Ups, da Skechers USA, é projetado para melhorar a postura e a tonificação muscular e promover a perda de peso. A marca FitFlop foi criada para aumentar a atividade muscular da perna, dos glúteos e da panturrilha, oferecendo a seu usuário "uma malhação enquanto caminha".
Enquanto a maioria dos calçados atléticos oferece apoio e amortecimento, os novos tênis ativadores de músculos são projetados para criar uma sensação de instabilidade. Elementos de design, como solas curvadas e os "dispositivos de equilíbrio" da Reebok, supostamente obrigam o usuário a empregar os músculos estabilizadores além do normal, resultando em tonificação adicional na panturrilha, tendões e músculos do glúteo.
Parece ótimo, mas será que eles realmente funcionam? Para confirmar as alegações, cada fabricante oferece estudos de exercícios --financiados pela empresa-- sugerindo que os tênis produzem um nível mais alto de trabalho muscular, pelo menos no ambiente controlado da pesquisa.
No entanto, os estudos não mostram se essa maior participação leva a mudanças significativas na aparência ou tônus muscular com o tempo.
Tampouco fica claro se o alto nível de participação segue ocorrendo depois que o usuário se acostuma com o calçado.

Propaganda
O EasyTone, da Reebok, causou muito barulho no mercado dos tênis musculares, especialmente por sua publicidade. Em um comercial, a câmera se afasta do rosto de uma mulher e se aproxima de suas nádegas. Outra propaganda afirma que os efeitos do tênis na tonificação das pernas e dos glúteos "deixarão seus peitos com inveja".
A campanha, focada nas mulheres mais jovens, apareceu em revistas e na internet, e uma enorme campanha televisiva está a caminho: 3.000 espaços comerciais foram agendados em redes de TV abertas e a cabo para novembro e dezembro.
Porém, a afirmativa de que o tênis proporciona tônus muscular é respaldada por um único estudo, que envolveu apenas cinco pessoas e não chegou a ser publicado em nenhum jornal acadêmico revisado por pares.
Nesse estudo, conduzido na Universidade de Delaware, cinco mulheres caminharam 500 passos sobre uma esteira calçando o EasyTone ou outro tênis de caminhada da Reebok, e descalças. Usando sensores que medem atividade muscular, os pesquisadores mostraram que o uso do EasyTone trabalhava os músculos glúteos cerca de 28% mais que os tênis comuns. Os tendões e músculos da panturrilha trabalharam aproximadamente 11% mais.
O diretor de inovações avançadas da Reebok, Bill McInnis, disse que o tamanho do estudo era adequado para determinar os efeitos do tênis --e acrescentou que estudos desse tipo sobre exercícios sempre usavam números baixos de participantes.

Nasa
O EasyTone é uma criação de McInnis, um ex-engenheiro da NASA, que disse estar interessado nas bolas de estabilidade usadas em academias e queria traduzir a tecnologia para um calçado. Ele estava particularmente interessado na bola Bosu, uma pequena semi-esfera sobre a qual as pessoas ficam de pé durante os exercícios para trabalhar mais os músculos da perna e os interiores.
Ao projetar o EasyTone, McInnis e sua equipe buscaram imitar esse conceito adicionando "dispositivos de equilíbrio" à ponta e ao calcanhar do tênis. Conforme a pessoa anda, o ar é empurrado para frente e para trás entre dedos e calcanhar --e a pessoa afunda dentro do tênis. O efeito é parecido com o de caminhar na areia da praia-- o que exige maior esforço, equilíbrio e trabalho muscular do que andar numa superfície plana.
John Lynch, diretor de marketing da Reebok para os EUA, disse que as pesquisas de mercado da empresa mostraram que, em cada cinco mulheres, quatro estavam especialmente interessadas em produtos que tonificassem os músculos da perna e dos glúteos. Lynch acrescentou que os revendedores estavam relatando vendas muito rápidas do tênis; uma loja de artigos esportivos em Los Angeles reportou que suas vendas da Reebok mais do que dobraram em novembro.
A Reebok diz ter coletado o equivalente a 15 mil horas em dados de testes com usuários de tênis que afirmam ter percebido a diferença. "Eles definitivamente sentem algo em seus músculos após andar com o produto", disse McInnis.
Um deles é Carol Vanner, de 51 anos, assistente executiva de Atlanta que havia experimentado o tênis FitFlop e estava cética sobre sentir muita diferença com o EasyTone.
"Eu achava que ele nunca iria funcionar, mas experimentei e senti como se tivesse ido à academia", explicou ela. "Eu pareço ter 20 anos? Não, mas quando uso o tênis por períodos de tempo, sinto-me como se tivesse me exercitado e trabalhado aqueles músculos".
Shay Gipson, de 31 anos, gerente de produto de Nova York, disse ter experimentado o tênis após ouvir uma amiga descrevê-los com entusiasmo. Ela sentiu imediatamente o efeito do equilíbrio e adora caminhar com o calçado.
"Posso definitivamente sentir os grupos musculares em minhas pernas trabalhando mais do que ocorreria num tênis comum", disse ela. "Sinto-me mais tonificada".

Ativação muscular
O que permanece uma incógnita é se tais efeitos farão alguma diferença ao longo do tempo. Em um estudo sobre tábuas e bolas de instabilidade, pesquisadores canadenses descobriram que, entre praticantes experientes de atividades físicas, bolas de instabilidade moderada como a Bosu surtiam pouco efeito na ativação muscular.
O tênis é projetado somente para caminhadas e, graças ao design da instabilidade, usuários são desencorajados a correr, pular e realizar outras atividades atléticas enquanto os usam. Dessa forma, o efeito real pode vir da simples consciência de que estão usando um calçado ativador de músculos, obrigando-os a caminhar com maior rapidez e com uma finalidade.
"Acho que comprar o tênis com isso em mente tem grandes chances de aumentar a autoconsciência", disse Ellen J. Langer, psicóloga de Harvard que estudou as conexões entre autoconsciência, exercícios e saúde. "Isso provavelmente resultará em um maior número de caminhadas, com as qualidades implícitas e explícitas endêmicas ao exercício".


Folha On-line

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