terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Documentário revive festival com James Brown e BB King no Zaire...

"Eu quero entrar dentro de sua pele/ Se eu chegar lá, terei vencido/ Você precisa de soul, venha receber."



Com a tradicional lábia lasciva, James Brown (1928-2006) fez de "Soul Power" um hit em 1971/1972. A canção está no clássico disco ao vivo "Love Power Peace", gravado em Paris em 1971 e lançado em 1992, foi sampleada por Jennifer Lopez e regravada pelos roqueiros Smashing Pumpkins. É uma canção marcante e talvez por isso tenha emprestado seu nome para um documentário que registra um histórico festival ocorrido em 1974.
"Soul Power", que no Brasil ganhou o título "O Poder do Soul", nos leva até a República Democrática do Congo (então Zaire), onde James Brown, BB King, Bill Withers, entre outros, participaram de um evento que precedia a luta entre Muhammad Ali e George Foreman --certamente um dos principais momentos do boxe.

"Eu me sinto mais livre no Zaire do que nos Estados Unidos", Ali chegou a dizer --talvez o boxeador de língua tão poderosa quanto os punhos pensasse duas vezes se tivesse conhecimento das atrocidades cometidas pelo ditador Mobuto Sese Seko nos 31 anos (1965-96) em que esteve no poder.
Em seus 93 minutos, "O Poder do Soul" reserva relativamente pouco espaço para a música --há inúmeras cenas dos bastidores do evento.
Mas há James Brown em uma performance explosiva; vemos uma emocionante "Hope She'll Be Happier" com Bill Withers; além da ótima voz da cantora cubana Celia Cruz.
Faz ótima companhia a "Quando Éramos Reis", documentário de Leon Gast que reconstitui a luta entre Muhammad Ali e George Foreman.

O PODER DO SOUL
Direção: Jeffrey Levy-Hinte
Produção: EUA, 2008
Onde: em cartaz no cine Frei Caneca Unibanco Arteplex
Classificação: 14 anos
Avaliação: bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário