quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tecnologia de games Project Natal permite dirigir e lutar sem joystick...

Se a Nintendo trocou os botões pelos movimentos, com o Wii, agora é a Microsoft quem tenta quebrar paradigmas, dispensando de vez o joystick.

Durante a Tokyo Game Show, que aconteceu semana passada em Chiba, Japão, a Folha testou o Project Natal, tecnologia para Xbox 360 que permite jogar utilizando apenas gestos corporais.
O Project Natal, assim batizado por um brasileiro da equipe de desenvolvimento que quis homenagear a capital do Rio Grande do Norte, mostrou potencial para conquistar qualquer pessoa.


Como funciona
Afinal, basta estar em frente ao sensor, fingir que segura um volante e pronto: o jogador já vira piloto de corridas em "Burnout Paradise".
Coloque o pé direito à frente, e o Natal entende que você está acelerando; ao alinhar o pé direito ao esquerdo, o freio e, em seguida, a marcha ré, são acionados. Simples assim. A resposta aos comandos é rápida e, por mais estranha que seja a pose, até que é divertido --ao menos por alguns instantes, antes de cansar.
Outro jogo disponível para testes no evento era o "Ricochet", que reproduz na tela um avatar cuja missão é rebater várias bolinhas e quebrar blocos que ficam no fundo da tela. Vale tudo: dar tapas, chutes, usar o tronco ou mesmo a cabeça.
 O problema é que, embora feito sob medida para o Project Natal, há um atraso entre o gesto e a reprodução na ação da tela, algo que Kudo Tsunoda, gerente da tecnologia, apressou-se em dizer que ocorre porque ainda não se trata de uma versão definitiva do game.

Durante o evento, as demonstrações da tecnologia, que tem lançamento previsto para 2010, foram feitas somente a portas fechadas e sem muito espaço para perguntas.
Por isso, nada se sabe sobre o preço do Project Natal ou mesmo sobre a forma como será comercializado.
Mesmo assim, a Microsoft aproveitou a feira para alardear que as principais empresas de games já estão desenvolvendo produtos específicos para o Project Natal, lista que inclui Electronic Arts, Activision, Ubisoft etc.
Como exatamente a tecnologia será utilizada nos jogos, é algo que ainda está em discussão, mas a TGS mostrou que, dentro de pouco tempo, joystick não será mais algo obrigatório quando o assunto for videogame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário