quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sommelier francês explica como escolher e apreciar vinhos...

"Com este livro, pretendo ajudá-lo a enfrentar a grande variedade de vinhos disponíveis atualmente, de forma que comece a entendê-los. Você não só aprenderá a procurar como também descobrirá do que gosta e por quê!" Vincent Gasnier - O Livro do Vinho


Na hora de comprar um vinho, há inúmeras dúvidas e inseguranças que podem aparecer. Podem ser relacionadas a quanto vale a pena gastar no que parece ser uma "boa marca", como interpretar as informações do rótulo, quais os nomes das uvas e que estilo de vinho originam, o melhor estilo para um jantar especial ou mesmo sobre quais elementos levar em conta para apreciar um bom vinho.
"O Livro do Vinho", da Publifolha, escrito pelo sommelier francês Vincent Gasnier, é um manual de introdução ao vinho. Ajuda consumidores com as principais dúvidas e faz com que ampliem seu conhecimento e prazer em relação à bebida.

O guia explica em detalhes como escolher bons vinhos a partir das informações do rótulo e como analisar a cor, o aroma e o paladar do vinho em uma degustação.
O sommelier descreve no livro 220 tipos de vinho, que não estão agrupados por uva ou região em que foram produzidos, mas de acordo com seu estilo. Definido por sabor, textura e corpo, o estilo permite uma classificação que ajuda a entender melhor a bebida, de acordo com o autor.
Assim, os vinhos estão divididos, por exemplo, em "brancos, suculentos e aromáticos", "tintos, vibrantes e frutados" e "doces e fortificados". Dentro desses conjuntos, cada um dos 220 vinhos é analisado segundo a "CAPA" --cor, aroma e paladar--, elementos considerados por Gasnier como fundamentais. Há também uma seção que trata de espumantes.
O livro tem também um "Guia do Usuário", que traz informações sobre a compra e o armazenamento da bebida, que sempre deve ser em local, seco, escuro e frio. Oferece orientações sobre como deve ser o ritual para servir a bebida, os tipos de saca-rolha e copos mais adequados para vinhos tintos, brancos e espumantes.
O autor ainda ensina como harmonizar os diversos estilos de vinho com comida e seleciona "10 dicas de ouro" para fazer estas combinações de forma correta. Nesta parte, é possível aprender, por exemplo, que carnes brancas vão bem com vinhos brancos encorpados ou tintos leves.
Finalmente, "O Livro do Vinho" revela todo o processo de produção da bebida, desde a escolha do local para a plantação da uva, os elementos que influenciam o cultivo da fruta --tempo, clima, solo, geografia e topografia--, as atividades em uma vinícola durante o ano e quais são as castas de uvas utilizadas e os vinhos que elas originam.

*
"O Livro do Vinho"
Autor: Vincent Gasnier
Editora: Publifolha
Páginas: 352
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Folha On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário